Qual é sua opinião? – Sacolinhas nos supermercados

Esse post já foi lido 6336 vezes

Em algumas semanas os supermercados voltarão a não distribuir mais, de forma gratuita, as sacolas plásticas para seus clientes. Esta ação é resultado de um acordo firmado entre a Associação paulista de supermercados e o governo estadual.

Como alternativa, os mercados venderão sacolas biodegradáveis e outros tipos de embalagens de menor impacto ambiental.

Você é a favor dos supermercados não distribuírem mais sacolas plásticas?

Esse post já foi lido 6336 vezes

Comentários

  • Roberto disse:

    Mais importante do que tirar as sacolinhas plásticas dos supermercados, é retirar os produtos do supermercado de dentro de embalagens plásticas. Quantos produtos em embalagens plasticas cabem dentro de uma única sacolinha plástica????

  • Eduardo Bara Menezes disse:

    “Prosopopeia Flácida para Acalentar o Bovino”

    Este é mais um engodo ao povo.

    Fato é que 99% das pessoas que conheço utilizam ou utilizavam as “famigeradas e mal faladas” sacolinhas p/ um segundo fim que não o de simples transporte de compras, em geral, p/ servir de saquinho de lixo.

    Pois bem, em nome da Natureza, as mesmas não são dadas, e aqueles que as utilizavam como saquinho de lixo, em tese, passarão a comprar sacos de lixo que, por sua vez, são mais espessos e, consequentemente, menos biodegradáveis ou, no mínimo, tão poluentes quanto as sacolinhas.
    Considerando que o custo das mesmas encontra-se inserido no preço dos produtos, os supermercados deveriam adotar a utilização de sacolinhas biodegradáveis, estas um pouco mais caras, e seguir dando aos consumidores esta facilidade.

    Esta atitude provaria, sem sombra de dúvidas, que realmente existe preocupação com o Meio Ambiente.

    O que está sendo feito nada mais é do que “prosopopéia flácida para acalentar o bovino” ou, aos que preferirem, “conversa mole para boi dormir”.

  • Isabela disse:

    Eu concordo e discordo desta medida.

    Por um lado ela coloca o tema em discussao e faz com que pessoas que nunca levaram uma sacola retornável para o supermercado, comecem a pensar nisso. Ou seja, serve como medida para conscientizar a populaçao.

    Por outro lado, continuaremos a utilizar sacos plásticos em nosso lixo caseiro uma vez que em muitos lares a sacolinha plástica serve para este fim. Pensando sob este ponto de vista o consumo do plástico ainda será grande porem agora cobrado da populaçao.

    Mas, se tiver que fazer uma escolha, avaliando os dois pontos, vejo que retirar será mais benéfico do que deixar uma vez que talvez a populaçao consuma no geral menos plástico.

  • Ainda estou “em cima do muro” com essa decisão.

    Ao mesmo tempo que acho que veio em boa hora, também acho que banir a distribuição gratuita das sacolinhas não vai, de fato, causar um impacto duradouro. O que falta no nosso país é a conscientização, precisamos que as pessoas entendam o porquê de ter sido banida. Alguns mercados menores continuam distribuindo e as pessoas continuam usando independente se aquilo é sustentável ou não.

    Acho que primeiro devemos criar novas culturas para depois tomas decisões como essas.

    Mas como disse anteriormente, ainda estou em cima do muro quanto a isso!

  • Christine Engel disse:

    No meu país não tem mais sacolinhas gratuítas em supermercados/drogarias há décadas então de casa estou acostumada com o pagamento pela sacola ou fazer compras prevenida com carrinho de feira ou mochila.

    Porém, como aqui no Brasil utilizamos as sacolinhas para as lixeiras em casa, a da cozinha, do banheiro, da sala…, com certeza o processo de mudança vai ser lento, pois se trata de costumes e sem dúvida nenhuma muitas pessoas vão ter dificuldade com essa mudança.

    Além disso, acho que os supermercados precisariam fazer ajustes nos preços como alguns faziam para quem não utilizava as sacolinhas do mercado. Em segundo lugar, a indústria precisa diminuir radicalmente os preços de sacolas de lixo, sejam elas de 10, 30, 60 ou 100 litros. Por quê? Porque agora precisaremos comprar as sacolas para as nossas lixeiras de casa e caso não tenham comprado ainda, saibam que não são nada baratas.

  • antonio augusto bertramí disse:

    não esta querendo vender sacolinha de compra eu passo para preços ainda hoje outra coisa queremos saclonha plastica um denuncia pra seja preço a noite

    abbr title=””>

  • José Mauro disse:

    Acho que é um discurso vazio… o problema não é a sacolinha… o lixo vai ter que ir embalado de alguma forma. Se não for com a sacolinha vai se no saco de lixo… uma posição muito questionável da APAS… penso que se tivessem interesse em defender o meio ambiente, com certeza teriam ações positivas mais eficazes. A grande verdade é que viram a grande oportunidade de vendas das sacolinhas. Enfim… nós é que pagamos o pato, digo o saco…
    http://blogdoantiquado.blogspot.com/2012/04/supermercados-x-fabricas-de-sacolinhas.html

  • Ana Paula disse:

    Até parece que a proibição de distribuição das sacolas plásticas, vai contribuir para melhorar o meio ambiente. Aí o supermercado vende as ditas sacolas, sob o argumento de que são biodegradáveis. Vantagem só para o supermercado que vai deixar de gastar com sacolinhas. Quanta hipocresia!

  • Lucia Bara disse:

    Esta historia de tirar as sacolinhas é pura hipocrisia, antes disso tem que proibir a sujeirada que os politicos fazem na época de eleição

  • roseli disse:

    O Brasil terá um chance de ser mais justo e menos hipócrita, quando nós BRASILEIROS, tirarmos de circulação, com a mesma desculpa esfarrapada os enúmeros políticos corruptos. Aliás eles poderiam ter o mesmo destino das sacolinhas, ou seja serem extintos!!!!

  • erica disse:

    faço compras quase todos os dias no spermercado veran de jundiapeba aonde moro lá as sacolinhas foram banidas do caixa sem nenhuma explicação, fora que o atendimento é péssimo toda vizinhança minha reclama da falta de preparo de muitos funcionários pois alguns dias atras minha vizinha me contou que ela foi seguida pelo segurança a todo canto foi o maior constrangimento e ainda ele ria com sarcasmo;tem gente que para trabalhar com o atendimeto ao publico precisa de treinamento.fazer o que, é o unico supermercado do bairro.

  • Juliana disse:

    Não acho certo isso é um constrangimento pra população quer disser que a gente faz uma contra de mil dois mil e tal aí ainda temos que compra sacola !eles ganham o triplo do que elese gastam com as sacola daqui uns dias temos que levar as carné na mão e tal!!!Não concordo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *